Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PREGAÇÃO: O Que Causará o Escurecimento do Sol?



Texto base: Mateus 24:29:

"Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados."


Outros Textos:

Apocalipse 6:12:

"E vi quando abriu o sexto selo, e houve um grande terremoto; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua toda tornou-se como sangue ..."


Apocalipse 16:10:

"O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam de dor as suas línguas."


Textos diferentes com mesmo significado:

Apocalipse 6:14:

"E o céu recolheu-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares."

O Céu desaparecerá da vista


Apocalipse 8:12:

"O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhante, e semelhantemente a da noite."

Processo inicial do escurecimento. A visibilidade do sol de dia, e da lua e das estrelas a noite está comprometida.
Processo inicial do escurecimento dos astros; sol, lua e estrelas.



O que causará o escurecimento do sol:

Jesus profetizou que o sol escurecerá, mas não não falou o que causaria o escurecimento sol. Mas o livro biblico do Apocalipse tem a resposta. Vejamos:


Apocalipse 9:1,2:

"O quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caíra sobre a terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.

E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar."

Este texto mistura figuras e realidades. Figuras: "Receber (pessoa) Chave", "Chave", "Poço", "Abismo", "Fumaça". Realidades: "Estrela (astro) cai do céu (meteoro)", "Escurecimento Atmosférico", "Bloqueio da luz solar".



Enxugando o texto da linguagem figurada e simbolismos:


"Vi uma estrela que do céu caíra sobre a terra ...

 e subiu fumaça ... e com a fumaça ... escureceram-se o sol e o ar."



João disse: "Vi uma estrela que do ceu caira sobre a Terra ..." O que ele quis dizer com estrela?

A Bíblia usa o termo "estrela" com mais de um significado:

1. Anjos são chamados de estrelas:



"Viu-se também outro sinal no céu: eis um grande dragão vermelho ...

a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra ..." [Apoc.12:3,4]



2. Líderes cristãos:



"Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete candeeiros de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas." [Apoc.1:20]

3. Os Patriarcas de Israel:



"E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça." [Apoc.12:1]


4. Estrelas Noturnas:



"O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhante, e semelhantemente a da noite." [Apoc.8:12]


5. Estrelas em Movimento:



"Ondas furiosas do mar, espumando as suas próprias torpezas, estrelas errantes, para as quais tem sido reservado para sempre o negrume das trevas." [Judas 1:13]

A que tipo, então, de estrela o texto se refere?

1. O termo estrela neste texto não é referência a um ser angélico enviado por Deus com uma missão à terra, porque o termo "Caiu do céu" é um termo pejorativo por se referir ao Diabo como tendo sido expulso do céu. [Isaías 14:12-14;Apoc.12:7-12]

a) Também esta "estrela que cai do céu na terra", não se refere ao Diabo. Pois, o Diabo ao ser expulso do céu, ele trás consigo anjos que ele enganou, e não anjos que ele liberta do "abismo". [Apoc.12:3] Isto é, o Diabo não foi expulso do céu e libertou ou libertará "anjos do abismo", para uma missão de terror terrestre. Antes, estes "anjos do abismo" estão "presos" até o Juízo final. [2Pedro 2:4;Jud.1:6]

2. Também, a estrela que cai do céu não pode ser um "líder cristão", um pastor.

3. Nem um Patriarca israelita.

4. E ainda, "a estrela que cai do céu na terra" não pode ser uma "estrela noturna", visto que estas são sóis, impossíveis de cairem na terra.

5. Mas, "a estrela que cai do céu" pode ser e é, na realidade, uma "estrela errante". Isto é, uma "estrela cadente", que na realidade é um meteorito.

Mas, talvez alguém diga: "É possivel que a estrela se refira a uma pessoa, porque o texto afirma que 'foi lhe dada' uma 'chave'"! Mas, o termo "foi lhe dada" é simplesmente uma personificação, como acontece com a morte, segundo Paulo. Ele disse: "Foi dado à morte um reino (a morte reinou)" [Rom.5:14], e a morte não é uma pessoa. E também, a chave é simbólica, como a "chave da morte e do hades", que Jesus recebeu. [Apoc.1:18]

Quanto a concepção do apóstolo naqueles dias de "estrela noturnas", era de que elas eram astros celestes luminosos presos na cúpula terrestre, e portanto, menores do que a terra, e que às vezes mudavam de lugar, e podiam perder-se na escuridão. Eles chamavam-nas de "estrelas errantes", como foi citado acima. Eles não diferenciavam as estrelas fixas das que se locomoviam (meteoros, asteróides, e cometas). Achavam que eram a mesma coisa.


Visão antiga do céu.
As estrelas ficavam presas na cúpula terrestre.
Para os antigos algumas delas mudavam de lugar ou podiam cair na terra.


Portanto, a visão antiga de estrelas não era estritamente de estrelas noturnas "fixas", que, na realidade, são conhecidos hoje como "sóis", algo impossivel de cair na terra. Mas tinha o significado também de "estrelas cadente", que são meteoros, pequenos ou grandes (asteróides).

O sol uma estrela de hoje com os planetas.
Outras estrelas maiores do que o sol.


Mas, o que são são os "meteoros"?

São corpos rochosos que vagam pelo espaço. Muitos deles estão presos em cinturões e reservatórios de asteróides. A ciência descobriu recetemente que existem Zilhões deles. E eles são de vários tamanhos que vão desde o tamanho de uma bola ao tamanho de uma montanha. Estas maiores, caindo na terra podem provocar uma cátástrofe global.





Meteoros ou asteróides são corpos celestes que não possuem luz própria, sua luz e brilho é adquirido quando entram em atrito com a nossa atmosfera, se tronando assim semelhantes a estrelas. Por esse motivos os antigos pensavam que tratavam-se de estrelas mudando de lugar.




Então, quando o apóstolo afirma em visão profética "Vi uma estrela cair do céu na terra" (uma grande estrela), ele se referia a um grande meteoro ou asteróide cair na terra.




Ao chocar-se com o solo o asteróide vaporiza-se, e ao mesmo tempo levanta uma coluna de destroços e poeira para a atmosfera. A poeira em suspensão se espalhará pela atmosfera e bloqueará a luz solar. Foi isso que o apóstolo viu numa visão profética que mistura realidades com figuras.

Visão misturando figuras e realidades.
Choque do grande meteoro ou asteróide com o solo.
Ejeção de poeira para a atmosfera
Processo sem escurecimento do sol.
Poeira  se espalhando.




Outros elementos contribuirão para o escurecimento do sol:

Outros elementos que se ajuntarão a poeira de ejeção do impacto, serão queimadas e fumaça, cinza e aerossóis vulcânicos.

O choque do grande asteróide com o solo gerará grande quantidade de calor que se propagarão queimando tudo à frente, a medida em que as ondas de impacto se espalhão em todas as direções.





Outros elementos que contribuirão para o escurecimento total serão produzidos por vulcões. O impacto do grande asteróide com o solo produzirá um mega-terremoto que se espalhará pelo globo terretre. A força titânica deste grande teremoto, além de fazerem cidades inteiras irem para o chão, despertará muitos vulcões em todo o planeta. Isto incluirão os super-vulcões.





Estes ejetarão grande quantidade de fumaça e cinzas na atmosfera que contribuirão para o escurecimento total do globo terrestre. O planeta será privado da luz solar.




Será isso que causará a escuridão predita por Jesus.

Um comentário:

  1. Muito interessante! Está dentro da Bíblia e das possibilidades científicas. Realmente faz sentido!

    ResponderExcluir